Aprenda a ler seu medidor de energia

Se você quer passar a acompanhar mais detalhadamente a sua conta de luz e ter certeza do seu consumo mensal uma dica é aprender a ler o medidor. Sabendo ler seu medidor qualquer pessoa pode conferir sem problema algum, no entanto é preciso ficar atento, pois existem dois tipos de medidores. O medidor de ponteiros e o medidor ciclométrico, vamos entender a diferença entre eles.

Conheça o medidor ciclométrico

Aprenda a ler seu medidor de energia Ciclométrico

O medidor ciclométrico é muito parecido com um marcador de quilometragem de um veículo. A leitura será o número que é indicado no seu mostrador. Tornando mais simples a leitura, e mais fácil o controle do consumo.

 

Conheça o medidor de ponteiros

Aprenda a ler seu medidor de energia de ponteiro

Segunda via da sua conta de luz

 

Este medidor é composto por quatro ou cinco círculos e é muito semelhante a um relógio. O mais importante é saber seu sentido de rotação, eles funcionam no sentido horário e anti-horário. No momento da leitura o número dependerá da posição em que o ponteiro se encontra, caso ele esteja entre dois números, o menor número irá prevalecer.

Saiba se você tem uma conta em atraso
Consulta de Débitos

 

E como faço para calcular o meu consumo?

Publicidade:

É muito simples e prático calcular o consumo de energia, aprendendo a ler o seu relógio irá fazer com que você entenda como funciona o consumo e utilize a energia elétrica de uma melhor forma.

Calculando o consumo elétrico de um aparelho

1ª etapa: aprenda a identificar a potência de cada aparelho que você possui. A potência sempre será indicada em watts (W) e pode ser encontrada nos manuais do fabricante no equipamento.

 

2ª etapa: para fazer o cálculo existe uma fórmula.
Consumo (kwh) = (Potência (W) x nº horas de uso por dia x nº de uso por mês) / 1000
A referência básica para cálculo médio é 30 dias/mês.

Exemplo de cálculo de consumo de energia elétrica de um equipamento

Saiba os fatores de conversão de unidades

1 BTU = 0,15W;
1 hp = 746W;
1cv = 736W;
½ cv = 368W;
¼ cv = 184W.

Saiba as horas de uso por dia

0,5h = 30 minutos;
0,1h = 6 minutos;
0,2h = 12 minutos.
 
 
 

Tenha alguns cuidados básicos

Para efetuar a leitura do seu medidor é preciso tomar alguns cuidados básicos como, manter sempre distância do equipamento e dos acessórios e não toque em hipótese alguma nos fios e nem nos condutores ou partes metálicas que existem no medidor.

 

Além disso tome cuidado com as crianças, evite leva-las junto ou ensinar a ler o medidor, crianças são curiosas por natureza e podem tentar fazer igual quando ninguém estiver olhando. Sabemos dos benefícios da energia elétrica em nossa vida, ela nos dá o bem-estar e conforto, mas requer muitos cuidados.

Saiba tudo que a Coelba pode fazer por você
Serviços Coelba

 

Mantenha a rede elétrica de sua casa sempre em dia

Caso você tenha dúvidas sobre perda de energia em sua rede elétrica, faça um teste simples, desligue todos os aparelhos da tomada, se o medidor continuar trabalhando então é sinal de que existe energia escapando.

 

Neste caso, verifique sua rede elétrica chamando um profissional que entenda do assunto e mantenha a sua rede sempre regular de forma a evitar escapes de energia e também possíveis danos a sua residência e equipamentos elétricos.